Sim, realizamos a manutenção de amortecedores monoshocks. Trocamos retentores, êmbolos, óleo interno e laminação, de acordo com uso e peso do piloto. Instalamos bico de Nitro quando necessário.
O mesmo se aplica a suspensão dianteira.
Mais detalhes, abaixo.
A suspensão de uma motocicleta é a tradução do refinamento de anos de desenvolvimento da indústria, onde o conforto deve andar de mãos dadas com a performance atrelada a segurança e durabilidade. Eis uma equação difícil de se resolver. Ainda mais, em nossas ruas e estradas.
Muitas motos são macias demais, outras, ou a maioria, duras demais.
Boa parte destes comportamentos possuem soluções razoáveis, porém, certas características não se podem mudar, como o peso de uma Harley Ultra Glide, que necessita dos ótimos amortecedores SHOWA, devidamente calibrados, por exemplo.
Motos off-road possuem uma demanda muito maior que a média, e seus amortecedores são preparados para a manutenção, enquanto outros carecem de preparo para tal.
Showa, KYB, Sachs, Marzocchi, Ohlims são os principais fabricantes. Realizamos manutenção de boa parte destas marcas, e quando não temos o know-how ou ferramental, buscamos com parceiros.
As suspensões possuem diversas regulagens, e podem ser construídas das mais variadas formas. Tanto dianteiras, quanto as traseiras. Praticamente todo ano as montadoras encomendam novos projetos ou atualizações.
Amortecedores possuem sempre alguma regulagem, ainda que interna, pelo aumento da carga da mola. Mas, o ideal é que os ajustes sejam externos, com uso de chaves, de forma que o piloto possa ir ajustando o fine-tunning da compressão, retorno, alta e baixa velocidade, além de SAG – que muitas vezes pede uma nova mola para o peso necessário – sempre importada.
O peso do piloto padrão fica entre 70-80 kgs. SAG se faz ajustando as alturas das molas, para compensar a diferença do peso do piloto e equipamento.
Pensar em SAG com motocicleta garupada ou com carga não faz sentido. Adeque a compressão da mola ao peso que a moto irá transportar, faça o ajuste retorno e compressão para sua segurança e conforto. Como os amortecedores fazem seu trabalho ? Leia abaixo …
Tanto as suspensões dianteiras – bengalas, garfos ou forquetas – quanto os monoshocks, possuem partes semelhantes …. Mola que estabiliza, suporta o peso da moto + piloto + carga (eis o tal do SAG); cilindro interno com válvula e laminação – Genética – por onde o óleo corre internamento, em seu infinito movimento.
Nos shocks, o Nitrogênio fica na parte superior ou garrafa, fazendo papel de mola interna, segurando o óleo quando este é empurrado e deslocado. Nas bengalas, o GAP de ar, onde não há óleo – parte superior – faz papel semelhante. Eis o porquê que da medida do Gap, possuir equivalência entre muitas motos. Esse ar acaba por ser comprimido, quando a bengala desce. Respeitar esse GAP, é essencial, de forma a evitar cavitação e trancos na suspensão.
As partes internas sofrem desgastes. Retentor e óleo interno são partes de desgaste comum. A troca por óleo de qualidade e retentores é essencial.
Tubo cromado com o tempo necessita de um novo banho de cromo duro. Bronzinas e lâminas, são trocadas quando apresentam fadiga, e isso leva um bom tempo, desde que o uso da moto se faça em condições razoáveis.
A caixa de direção é um conjunto de dois rolamentos, que devem ser limpos e lubrificados a cada tanto, para que não se precise trocar, embora, em algum momento, estes apresentaram folgas ou calos.
Sempre que realizamos a suspensão, buscamos fazer essa manutenção na mesma. O aperto correto, dará ao piloto a sensação de segurança necessária na báscula do guidão.
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